quinta-feira, 7 de março de 2013

Qual o valor do prejuízo que o sonho da refinaria Premium trouxe ao Maranhão?


Dilma, Roseana, Lobão e Lula na refinaria Premium, o início do engodo
Dilma, Roseana, Lobão e Lula na refinaria Premium, o início do engodo
Até agora ninguém sabe ao certo, mas deve ser bastante alto o prejuízo que o sonho de se instalar uma refinaria na cidade de Bacabeira trouxe ao Maranhão e aos maranhenses.
São três anos  de trabalho apenas na execução da terraplanagem ainda não concluído. O prejuízo aos maranhenses começa desde a doação das terras para instalação do projeto até o calote no comércio e outros estabelecimentos.
Prejuízos, sim, até porque a refinaria não é e tão cedo será realidade. A Petrobrás caiu na real e sentiu que refinaria não é sua praia. Se fosse, a Abreu de Lima, em Pernanbuco, há 10 anos em execução, estaria concluída. A Petrobrás corre atrás do prejuízo que teve com a falta de investimentos na propescção de novo poços, do aumento da sua capacidade de produção de petróleo.
Mas voltando ao tema prejuízo aos maranhenses, o comércio de Bacabeira, Rosário e SãoLluís reclama das vendas de produtos, incluindo até os alimentícios, para a área da Premium e a falta de pagamento dos mesmos.
Investidores atraídos pelo sonho embalado irresponsavelmente pelo ex-presidente Lula e pela atual presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo crédulo Governo do Maranhão,  jogaram seus recursos ao redor daquilo que não existe.
Estão contruíndo imóveis residenciais e comerciais, como conjuntos de apartamentos, pousadas, chalés e shoppings. Lamentavelmente caminharão para fazer parte de um cemitério de tijolos no futuro.
O Governo do Estado também desembolsou os tubos na realização de cursos para preparação de mão de obras. Aliás, vem gastando até agora. Os cursos técnicos de níveis médio e superior são os mais procurados. Sãos pessoas individualmente investindo em um futuro sem perspectiva real.
Quanto o Governo Federal gastou até agora com a montagem de um sonho e a desmontagem para a realidade?  Qual foi até o momento o custo do Governo do Estado em tal empreendimento? Sãos as duas indagações que precisam de respostas sinceras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário