quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Caos na Saúde - Parte II

   
 O problema da saúde pública de São Benedito do Rio Preto é crônico. Como se já não bastasse o caos na estrutura e atendimento do Hospital Cassiana Sousa Magalhães, o problema se alastrou às Unidades de Saúde da Família - ESF da sede e povoados. Foi o que os Vereadores Edmar Lopes e Irmão Walter constataram hoje (08/10/2015) ao visitarem algumas unidades de saúde da zona rural.

      No percurso, foram visitados os postos de saúde dos povoados Picos, Lagoa da Lúcia, Cocalzinho e Guabirabal e o que se viu foi só uma extensão do problema que já assola o Hospital Municipal.
No povoado Guabirabal o cronograma de atendimento não é seguido à risca, a população daquele povoado e demais que abrangem aquela unidade, não sabem ao certo quando haverá de fato atendimento. Já nos povoados Picos e Lagoa da Lúcia (postos que ainda não reconhecidos pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES) não há atendimento que siga um cronograma específico, deixando assim as pessoas daquela localidade e adjacentes somente com a incerteza de que haja atendimento, o que raramente acontece.




A situação do Povoado Cocalzinho é penosa. O posto que foi inaugurado na gestão anterior (2012). Nesta gestão (2013/2016), até a presente data  ainda não houve um único atendimento sequer. As fotos abaixo mostram total abandono da unidade e um descaso à população do povoado e demais povoados vizinhos que seriam beneficiados pelo funcionamento do mesmo.



O Conselho Municipal de Saúde simplesmente NÃO atua. Os poucos vereadores que frequentemente cobram atitudes da gestão, são sempre os de oposição, como Edimar, Walter e Tereza. Já os vereadores da base usam sempre  dos argumentos de que o município passa por crise econômica, o que segundo eles impossibilita o prefeito de atuar de maneira eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário